Quem já sentiu a força de um abraço carinhoso sabe o quanto faz bem! O abraço pode ser uma verdadeira terapia, pois quando somos abraçados e abraçamos, recebemos e transmitimos afeto. O abraço é um gesto de amor!
Abraçar é tão benéfico que já existem grupos e terapias que se dedicam a espalhar o abraço entre as pessoas, por exemplo na Itália, uma rede chamada Abracci Liberi,conhecida no exterior como Free Hughs.
Se não tivermos ninguém para abraçar, abracemos a nós mesmos, nos dedicando a nos amar e respeitar, o primeiro aprendizado de amor parte de nós para conosco mesmo, pois se não nos amamos como vamos amar o próximo.
Confira a seguir outros benefícios de abraçar e ser abraçado:
Com a liberação da ocitocina (hormônio do bem-estar ou do amor), e de endorfinas, a felicidade da pessoa aumenta.
Abraçar alivia o estresse.
Cientistas da Universidade Médica de Viena em seus estudos comprovaram. Abraçar estimula a produção da ocitocina, o hormônio do bom humor e do bem-estar. A ocitocina neutraliza o estresse.
E o efeito antiestresse do abraço é ainda maior entre aqueles que se conhecem e se amam.
Faz com que você se sinta mais bonita(o) acolhida(o) e libera dopamina, que aumenta o prazer. O abraço ajuda também no desenvolvimento da autoestima das crianças, por isso pais abracem mais seus filhos!
4- O contato íntimo reforça a relação emocional.
Seja entre mãe e filhos ou entre amigos ou ainda namorados, o abraço reforça as relações e cria momentos saudáveis.
O abraço é um veículo que transmite compreensão e empatia e pode ser uma maneira saudável de falar sobre sentimentos, para os que possuem dificuldade de expressá-los
6- Traz sensação de tranquilidade
Ser abraçado e abraçar acalma e ajuda à sair do estado de ansiedade e isto se deve ao fato que o abraço estimula a produção dos hormônios do bem estar e prazer.
Que o poder do abraço é infinito, ninguém se atreve a duvidar. Mas depois que a ciência comprovou, ficou ainda mais gostoso o ato de abraçar.
Multiplique seus Abraços diários e desfrute dos benefícios.