O que são crenças?

Sabe aquela sensação de acreditar que não somos capazes de realizar coisas grandiosas? Pois é, grande parte das pessoas têm esse sentimento não apenas de vez em quando, mas constantemente em qualquer nova situação. A verdade é que poucos de nó sabemos como transformar nossas vidas para realizar nossos maiores sonhos.

Bem, a pergunta é por qual motivo uns acreditam tanto e outros tão pouco?

A incrível força capaz de nos levar as maiores conquistas ou a uma vida totalmente limitada são nossas crenças.

E o que são crenças: Crença é toda programação mental, sinapses neurais adquiridas ao longo do tempo que determinam, comportamentos, atitudes e resultados de vida.

Em outras palavras crenças são nossas maiores certezas, as convicções mais profundas que temos sobre nós mesmos e sobre o mundo.

Muitas pessoas não sabem o poder que uma crença pode exercer em sua vida. Vamos então descobrir um pouco mais sobre crenças.

Como surgem as crenças?

As crenças são os motores que possibilitam certas pessoas acreditarem que são capazes de grandes feitos na vida. Todavia, também são elas que ditam os pensamentos daquelas que não se acham detentoras do poder de transformar verdadeiramente suas vidas. Elas se formam a partir do nascimento, todas as informações recebidas pela criança (imagens, sons e sentimentos), que nesse fase ainda não possui um filtro que a possibilite  julgar a importância ou veracidade da informação, então ela apenas recebe e armazena a informação.

No entanto, dia a dia as crenças vão se formando e sendo fortalecidas na mente da criança através das informações recebidas repetidamente.

Até os doze anos as principais crenças desse pré-adolescente estão completas e nelas estão impresso quem ele é, seu valor próprio, suas capacidades, amor próprio, autoimagem e tudo mais que forma o caráter, a personalidade, a atitude o estilo e o comportamento deste jovem e do futuro adulto que ele se tornará.

As informações que chegam depois da infância e da adolescência também vão formar suas crenças mas com muito menos intensidade.

O que concluímos é que as crenças que aceitamos em nossas vidas, principalmente as que foram colocadas em nós até os doze anos, determina a vida que levamos hoje. Elas podem ser fortalecedoras e nos levar a realização de grandes feitos, sermos felizes, prósperos, saudáveis ou podem ser limitantes nos fazendo infelizes, fracassados, debilitados incrédulos em nós mesmos.

Até que você não escolha substituir as crenças limitantes, sua realidade será regida pela escassez, negatividade, infelicidade, fracassos, saúde debilitada e resultados mais ou menos em sua vida.

E como posso mudar minhas crença.

O primeiro passo é perceber que você é o único responsável pela sua vida, onde quer que esteja hoje seja quais resultados esteja experimentando saiba que você é o único responsável por isso. Incorporando a autorresponsabilidade você será capaz de fazer novas escolhas, de criar novas sinapses neurais alterando assim o programa instalado em sua mente, escolhendo crenças fortalecedores para que sua realidade seja transformada.

  • Uma dica prática para você começar a transformar suas crenças é alterar os estímulos e informações que recebe diariamente, seja seletivo, escolha conscientemente o que vai ouvir, ver e sentir  a partir de agora.

Se quando adulto o que vejo, ouço e sinto, passam pelo meu filtro interno de crenças que me possibilita julgar a importância e veracidade da informação e criar uma futura crença, posso escolher o que vou consumir de informação e assim passar a criar crenças fortalecedoras a partir de boas informações recebidas.

Lembre sempre você é o único responsável pelas escolhas que tem feito, escolha boas informações e terá crenças que te impulsionam ou escolha más informações e produzirá crenças que limitam sua vida e seu potencial.

  • Uma outra dica é interferir na formação ativa ou diária de suas crenças, mas como?

Altere sua comunicação a si mesmo e ao meio. Comunique-se de forma positiva e vitoriosa.

Agindo assim naturalmente seus pensamentos serão alterados positivamente.

Pensamentos positivos nos levam a sentimentos positivos impulsionadores.

E quando os sentimentos são mantidos nesse estado geram por si só novas crenças.

E suas novas crenças serão fortalecedoras criando novos resultados em sua vida.

Basta alterar sua comunicação, seus pensamentos, seus sentimentos de forma decidida e persistente que suas crenças limitantes serão alteradas ou eliminadas.

Por fim, é muito importante que você mantenha o foco na direção ou na transformação que deseja ter. Sempre esteja comprometido com sua evolução, não seja vítima dos seus estados negativos.

Tudo o que foi falado nesse post reforça que quando há um desejo de ser o protagonista do seu destino, você de fato consegue. Fortaleça-se com crenças positivas sólidas e terá a chave para transformar sua realidade e os resultados que está tendo em sua vida.

Agora convido você a parar e pensar nas crenças que estão limitando seu autodesenvolvimento, seu crescimento profissional e pessoal! Será que não é hora de ressignificar este mindset?

Posso afirmar que sim! Conheça suas crenças e não deixe nunca que elas limitem e boicotem seus resultados e lhe impeçam de realizar seus sonhos. Permita-se mudar!

Se esse post fez sentido pra você compartilhe com um amigo ou alguém que gostaria de mudar sua realidade mas não sabe por onde começar.

Até breve.

 

1 comentário

  1. Yanahe, sou muito grata a Deus por sua vida e por ter colocado vc em meu caminho. Vc não faz ideia de como seus posts tem me ajudado. Quando leio e reflito sobre eles, sinto uma injeção de ânimo para continuar e persistir em ser uma pessoa melhor para mim e para o mundo.
    Faltam palavras pra te agradecer, mas desejo do fundo do meu coração que sua vida seja muito abençoada e que Deus te use cada dia mais para transmitir o desejo Dele para nós. Vc tem sido instrumento de Paz e Luz no mundo 🙌🏽
    Muitíssimooo obrigada!! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼💕💕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.